2.2.09

Canal Zero




BIO:


“CANAL ZERO” da autoria de João Bento e João Cabaço é um projecto de fusão entre a música electrónica e a música acústica. Músicas que nasceram de filmes mas que vivem autonomamente dentro de um universo próprio de quem se encontra a narrar uma história. São Pequenas Histórias musicais para ver e imaginar com base em filmes de animação do início do século XX, animações e vídeos experimentais contemporâneos de artistas Portugueses.


“Concerto para Maquinaria e estados líquidos” é o novo espectáculo do colectivo Canal Zero.
Projecto de fusão entre música electrónica e música acústica, que associa ao vivo a imagem em tempo real analógica, mostrando como são infinitos os limites e as potencialidades de duas artes – música e vídeo –quando cruzadas. Uma partilha de múltiplas situações através da manipulação de sons e imagens, criando ambientes que nos transportam para uma realidade (in) visível.
A música surge no contexto de quem se encontra a narrar uma história, através da conjugação de instrumentos analógicos e electrónicos. Fazem-se viagens por entre paisagens sonoras que nos transportam a um vastíssimo mundo onde o encantatório encontra semelhanças com o real.
A imagem é utilizada como instrumento visual e sonoro. Recorrendo a uma mesa de luz, diversos materiais (maquinaria, sucata, tintas, entre outros) são expostos e transformados sobre um vidro, adquirindo diferentes formas e cores. Exploram-se sonoridades de mecanismos e transformam-se múltiplas matérias, que são visualizadas em palco, através de uma dupla projecção, que nos mostra uma dualidade óptica, pormenor/geral, criando a ilusão de uma só imagem.
Os três interpretes tecem entre eles uma relação de continuidade, descontinuidade e deformação, permitindo assim que a imagem seja um elemento escultórico do som e o som uma composição da imagem.


PERFORMANCE/KONZERT: CANAL ZERO The project "Canal Zero" is a project co-directed by João Bento and João Cabaço. The main concept of the project is the electro acoustic musicalization of animation films of the beginning of 20th Century and experimental contemporary videos of experimental Portuguese Artists. It is a fusion project between electronic and acoustic music. The music that movies gave birth but living independently inside a universe which finds itself to narrate a story. They are little musical stories to see and imagine.

Currículo do Projecto:Biografia do Projecto
O projecto Canal Zero da autoria de João Bento e João Cabaço trabalha desde 2004 na pesquisa e experimentação sonora aliada á imagem.
Tendo começado por se estrear em 2004 na 3ª edição da MONSTRA mostra internacional de cinema de animação de Lisboa, cessão inaugural, com os primeiros cartoons do século, do realizador Francês Emil Cohl. Apresentou nos anos posteriores um espectáculo a partir de filmes experimentais próprios e de outros criadores Portugueses dentro e fora
do país destacando -se:
-TMG- Teatro Municipal da Guarda –“Ó da Guarda Festival de novas músicas”-Guarda- Portugal, CENTA(centro deestudos de novas tendências artísticas)-Portugal, IMAGO – Festival internacional de Cinema e Vídeo Jovem- Fundão-Portugal, Cines Casablanca-Barcelona- Espanha, Ürttembergischer Kunstverein Stuttgart . Sttutgard Film Winter.Estugarda- Alemanha, Passos Manuel Cinema - Porto - Portugal, Teatro Maria Matos- -Lisboa- Portugal, -First Festival. Caldas da Rainha -Portugal,"Super Stereo Demonstration" Linhares da Beira-Portugal, Forum Lisboa 4ª e 3ª edição da "MONSTRA" Mostra Internacional de Animação de Lisboa –Lisboa-Portugal.
Apresenta no momento o seu novo espectáculo desenvolvido durante o ano de 2008 em residências artísticas provisórias intitulado “Concerto para Maquinaria e estados Líquidos” com a colaboração vídeo de Rodolfo Pimenta.

Músicos:
João Bento: /zaphon /trompete/teclado/pequenas percussões/rádio FM/ okarinas/ flauta de cana/melódica/modelações analógicas/sampler

João Cabaço: /guitarra/teclado/sintetizador / voz /modelações analógicas/guitarra portuguesa

Com a participação Vídeo de :
Rodolfo Pimenta, Rosa Baptista, Verónica Felner, Lucas Almeida

//www.canalzero.net

www.myspace.com/canal0





Contact

brancobento@yahoo.com /tel: 00351-962745723
joao0bento@gmail.com