1.2.09

Projectos de Formação com Jovens

CINEMA VOLANTE
João Bento
Ricardo Leite
Vasco Costa









O Cinema Volante esteve no Fundão. Um longo programa que incluiu a criação de um filme através da oficina Alquimia do Cinema. Com a participação dos jovens Realizadores: Laura Silva, Mariana Amaro, Paulo Santareno, Ricardo Ferraz e Tatiana Ferreira.
Sob orientação da equipa do Cinema Volante foi criado o filme no formato super8 "CALEm-se".
Uma semana cheia, com diferentes abordagens ao mundo analógico do cinema. Um "Bem Haja" a todos os participantes e espectadores.




©Catarina Lima/fotografia
+info:Aqui.


IMAGINAR O MUNDO

Criação e Direcção Artística:


João Bento e Maria Belo Costa

Co-Criadores e Interpretes:
André Pequito /Ana Rita Tomé
Rita Moutinho /Daniel Andrade
Daniel Tomé /Inês Pinho
João Silva/Mariana Alves
Pedro Ribeiro/Sara Pinho
Senografia
Luís Ferreira
Figurinos
Maria Alegria Belo Costa



Peça Realizada em conjunto com Jovens do Concelho de Vila Velha de Rodão/Portugal.
Apresentado na Casa das artes e da Cultura do Tejo a 29/09/2007



ESCULPIR A LUZ E O SOM



Esculpir a luz e o som

A partir da utilização de uma câmara escura e de capturas sonoras pretendeu-se neste ateliê realizado num período de 7 dias explorar as potencialidades da luz e do som.
“Esculpir a Luz e o Som” tinha como objectivo demonstrar que as matérias visuais e sonoras são possíveis de ser trabalhadas e transformadas da mesma maneira que uma pedra pode ser esculpida.

Cortar, colar, fixar, partir, quebrar, construir, montar, desmontar, instalar a luz e o som…

Desta forma, em conjunto com todos os participantes, foi decidido fazer um levantamento documental da Cidade do Fundão. A partir de registos sonoros e de imagens captadas no interior de uma “câmara escura”, constituiu-se um “documento objectivo” que se apresenta aqui sob forma de Instalação.

O que é uma Câmara Escura?
A câmara escura tem uma história muito longa cuja origem se fixa na expressão latina “Quarto Escurecido”. Desenvolveu-se a partir de um sistema sem lentes chamado “Câmara de Pinhola”, usado há cerca de 1000 anos para projectar uma imagem do sol e ver eclipses com segurança. No século XVI (talvez até mais cedo), a incorporação de uma lente produziu uma imagem muito mais luminosa e a câmara escura, tal como a conhecemos hoje, nasceu.
Durante o século XIX, na Grã-Bretanha, muitas estâncias marítimas tinham uma câmara escura que era normalmente montada num pequeno edifício octogonal perto da praia ou do pontão. Lá dentro, o visitante podia ver uma imagem colorida em movimento da paisagem exterior. Foi ainda usada no passado por astrónomos solares e artistas, constituindo-se igualmente como sistema percursor da fotografia e do cinema.


Oficina Orientada por:
João Bento

Participantes:
Diogo Encarnação/Daniel Lourenço
João Carlos /João Parente
Rafael Lopes/Paulo Santareno
Óscar Martins

Making off:
Nelson Fernandes e Rodolfo Pimenta

Apoio Técnico:
Pedro Fonseca e António Luís

Acompanhamento/ Serviço Educativo:
Magda Henriques
Ângela Ferreira

Agradecimentos:
Arraiais - CMF, REFER- Caminhos de Ferro Portugueses

Actividade realizada no âmbito da programação do Serviço Educativo da MOAGEM








O MUNDO EM-QUADRADO









Orientação de Oficina de Sonoplastia e criação do filme “ O Mundo [EM]Quadrado” no âmbito do Programa “A Moer no Natal” Organizado pelo serviço educativo da MOAGEM casa do Engenho e das Artes do Fundão-Portugal.

Atelier de Cinema de Animação e Sonoplastia«
Filme Animado, realizado por 14 participantes de idades compreendidas entre os 14-25 no de idade . Durante 8 dias.A actividade foi composta por dois ateliers que se complementaram, e onde cada participante optou por aquele que mais se identificou: animação(imagens animadas) ou sonoplastia(som do filme).Sendo este atelier um criação colectiva, todos os participantes cruzaram ideias ao longo de toda a actividade.




"A FOME PELO OURO ERA MAIOR QUE A PAZ"

Óbidos 2007






Dinamização de Oficinas de Cinema e Vídeo – Óbidos/ Portugal- Criação e musicalização do filme: “ A Fome pelo Ouro era maior que a paz”. CRAC.DC – Centro de Recursos Artísticos para o desenvolvimento comunitário Registo e Acompanhamento de Actividades. Sonoplastia para peças de Teatro com grupos da região. Óbidos-Portugal Uma iniciativa no âmbito do programa Municipal de incentivos á juventude IJ e do centro de recursos artisticos para o desenvolvimento comunitário CRAC.DC.

Oficinas de Cinema –Abril

Introdução:

As Oficinas de Cinema tiveram como principal objectivo organizar actividades preparatórias e de introdução à imagem, ao Cinema ,ao Vídeo e á Sonoplastia proporcionando novos interesses aos jovens a que se destinava.

.
Contexto

A fotografia (não esquecendo todas as criações relacionadas com as possibilidades recriadas pelas lanternas mágicas entre outros mecanismos arcaicos) dá origem então à primeira máquina de captação directa da realidade. No inicio os primeiros exploradores desta invenção apresentavam-na em feiras ambulantes através de montagens de sobreposição como algo de outro mundo. Cria-se desta forma uma revolução na psicologia da imagem .
Com ela nasce também na representação o conflito entre estilo e semelhança. A fotografia vem possibilitar os primeiros estudos de movimento. A cronografia de Murey, assim como as experiências de Muybridge que caminhavam cada vez mais para o aparecimento do cinema. O cinema é então: (passo a citar Bazin) " o resultado final no tempo da objectividade fotográfica".
O cinema surge sem som e sem cor tal como os sonhos. É o sonho tornado realidade. A múmia do tempo. É uma linguagem própria que nasce como descoberta cientifica ao qual os Lumiére conferiam a expressão " invenção sem futuro". Uma adição do movimento à imagem estática.
Passados quase 40 anos da invenção do cinematógrafo e da sua exploração industrial surge a transmissão à distância de imagens animadas através de ondas electromagnéticas ( pela primeira vez na Alemanha e Inglaterra por volta de 1936). Dá-se origem a um novo processo de difusão de imagem. Através de um ponto luminoso que se desloca a um ritmo vertiginoso, a persistência da visão do olho humano e o cérebro combinam os pontos luminosos separados numa imagem completa. A imagem penetra noutro nível perceptivo, que em vez de proclamar o movimento em cortes negros (imagens médias) faz existir a imagem como um fluxo ininterrupto de luminosidade. A “ caixa do século” ( a televisão), começa ser comercializada a partir de 1950, nos anos 70 vendem-se os primeiros vídeo gravadores e a partir dos anos 80 as primeiras câmaras portáteis. Com o aparecimento destas surge todo um universo de pesquisa artístico , documental e visual que só é possível graças a um registo mais próximo e menos dispendioso do real. O Vídeo.

Objectivos Gerais:

-Explicar o modo de funcionamento das imagens em movimento e do cinema em geral.

-Proporcionar momentos de prazer, alegria e enriquecimento interior.

-Desenvolver a criatividade.

-Adquirir e divulgar dados culturais.

-Adquirir conhecimentos técnicos de expressão plástica relacionados com o cinema.

-Fazer compreender a importância e beneficio do trabalho em grupo.

-Conhecimentos básicos de sonoplastia e sonorização.


Contact

brancobento@yahoo.com /tel: 00351-962745723
joao0bento@gmail.com